Rua Antônio Aparecido Simão, N° 220 - Itu-SP 11 4013-7010

Por que medir?

Medir corretamente para produzir melhor

Em qualquer processo industrial é necessário medir a produtividade ou a energia consumida para controle da produção, de custos, da qualidade ou mesmo para efeito fiscal.

A eficácia dos sistemas de medição de vazão depende do correto dimensionamento dos elementos primário, secundário e da qualidade das tubulações. E para isso você pode contar com o suporte técnico da equipe Ituflux.

Bocal de vazão

Bocal de vazão

Placa de orifício concêntrica RTJ

Placa de orifício concêntrica RTJ

Sonda de medição

Sonda de medição

Carretel para medidor ultrassônico

Carretel para medidor ultrassônico

A medição da vazão é essencial em todas as fases da manipulação dos fluidos, incluindo a produção, o processamento, a distribuição dos produtos e das utilidades no ambiente industrial. Em geral mede-se a vazão para:

  • Permitir o controle ou monitoramento de processos
  • Controlar a qualidade de processos
  • Monitorar transações comerciais de fluidos (transferências de custódia, medição fiscal, etc.)
  • Promover estudos e pesquisas
  • Viabilizar balanços de massa e energia

Produtos e mercados atendidos

A vazão é a terceira grandeza mais medida nos processos industriais. Suas aplicações são muitas, desde medições simples como a da vazão de água em estações de tratamento até a medição de gases industriais, combustíveis ou fluidos de processo, que exigem maior precisão e confiabilidade por serem operações mais complexas.

A escolha correta de um determinado instrumento para medição de vazão depende de vários fatores. Entre eles, destacam-se exatidão desejada para a medição, tipo de fluido (líquido ou gás, limpo ou sujo, condutividade elétrica, viscosidade, etc.), condições termodinâmicas (níveis de pressão e temperatura), espaço físico disponível, custo de aquisição e manutenção, etc.

Fale com a Ituflux e obtenha atendimento técnico qualificado para o correto dimensionamento de seus medidores de vazão.